SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO | OUVIDORIA
Acessibilidade:

Transparência

Bem vindo a Queimada Nova/PI

Potencialidades

POTENCIALIDADES

Maior complexo eólico da América do Sul  - PARQUE EÓLICO LAGOA DOS VENTOS

 O Piauí, mais precisamente os municípios de Queimada Nova, Lagoa do Barro do Piauí e Dom Inocêncio, sedia o maior complexo eólico da América do Sul – o parque Lagoa dos Ventos, da Enel Green Power, que possui uma capacidade instalada de 716MW já em operação e outros 396 MW em construção. Lagoa dos Ventos conta com 230 turbinas eólicas em funcionamento. Por ano, elas são capazes de gerar mais de 3,3 TWh de energia, o equivalente ao consumo de 1,6 milhão de casas.

  Com a expansão do parque, estão sendo erguidos mais 72 aerogeradores, num investimento da ordem de 360 milhões de euros que representa, na prática, mais energia limpa para o país e mais oportunidades de desenvolvimento para a região. Quando estiver pronto, todo o complexo terá 302 aerogeradores e será capaz de produzir cerca de 5 TWh por ano, evitando a emissão de 2,8 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera anualmente.

APICULTURA FAZ DO PIAUÍ O MAIOR PRODUTOR DE MEL DO BRASIL

  O Municipio de Queimada Nova insere no estado do Piauí sua contribuição anual no indice de produção de mel. A cadeia produtiva exportou 7 mil toneladas do produto e faturou US$ 26 milhões, assumindo a liderança entre todos os estados do país, no ano passado. Fruto de um trabalho organizado coordenado pela Secretaria de Agricultura familiar, com apoio do Emater, Sebrae e Câmaras Setoriais e da grande contribuição  dos agricultores e agricultoras familiares. Através das suas associações de pequenos produtores e produtoras e de apicultores e apicultoras têm feito um excelente trabalho com as Cooperativa da região. Atualmente o municipio produz cerca de 20.000 kilos de mel durante o periodo chuvoso que duram 4 meses, de dezembro a março. 

CAPRINOVA - FEIRA DE CAPRINOS E OVINOS DO MUNICIPIO DE QUEIMADA NOVA 

  Além de reunir expositores de caprinos e ovinos de todo o Piauí, bem como de várias partes do país, a Feira Caprinova oferece cursos de capacitação voltados para os micro e pequeno empreendedores locais que atuam na cadeia do agronegócio, a exemplo da gastronomia, como bares e restaurantes que comercializam produtos feitos com ovinos e caprinos.

A disponibilização dessas capacitações tem como objetivo estimular ações que visam à satisfação dos clientes, bem como o planejamento de ações para incentivar o aumento da geração de emprego e renda nos estabelecimentos.

A Feira Caprinova conta com mais de 120 expositores e aproximadamente 1.500 animais a serem comercializados. Além da programação musical aberta ao público, o evento tem várias atrações, como: Exposição Agropecuária; Festa do Vaqueiro (cavalgada, missa e muitas premiações); Feira de Artesanato; financiamentos (o homem do campo e criador podem buscar financiamentos pré-aprovados com o Banco do Brasil e Banco do Nordeste); e capacitação (cursos, seminários e palestras voltadas para a agropecuária).

A Caprinova é uma realização da Prefeitura de Queimada Nova, por intermédio da Patamares Produções, com patrocínio do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual do Turismo (Setur) e o apoio das seguintes instituições: Embrapa, Sebrae, Emater, Adapi, Banco do Brasil e Banco do Nordeste.

Tendo em vista a Lei  n° 68/2013 que dispõe sobre a emancipação politica do municipio e a lei n° 016/2010 que comemora o dia municipal do vaqueiro, o evento se dá em comemoração a estas festivdades.